Nossa Missão

Criar roupas de qualidade estética, material e ergonômica que assegurem liberdade e conforto para amamentar em todos os lugares e em qualquer ocasião com discrição e tranqüilidade à mãe, garantindo qualidade de mamada para o bebê - CONTATO: atendimento@criandogente.com.br OU 55(11)9.7201.7520

Cuidados com a pele!

               Manchas na pele durante e depois da gravidez





Durante a gestação, as alterações hormonais no organismo da mulher podem provocar uma hiperpigmentação da pele. O índice bem mais alto do estrógeno, hormônio responsável pela gestação, aumenta a sensibilidade à luz solar. É aí que surgem manchas chamadas de melasmas ou cloasmas.

Elas são amarronzadas e costumam aparecer no rosto (bochechas, testa, nariz e lábio superior), colo e braços. A barriga também pode ganhar manchas durante a gravidez, formando aquela linha bem marcada que se estende do umbigo em direção à região pubiana.

O que causa as manchas de pele na gravidez?

O principal fator responsável pelo surgimento das manchas na gravidez é a exposição solar, mas a predisposição genética e as alterações hormonais características da gravidez também contribuem.
Por isso, não há como prever se a mulher terá manchas ou não durante a gravidez. O melhor é reforçar a prevenção e redobrar os cuidados com a pele, dando atenção especial à aplicação diária do filtro solar. É preciso proteger a pele durante o ano todo, inclusive em dias nublados.

É possível remover as manchas de gravidez?

Quando a pigmentação está restrita à epiderme, que é a camada mais superficial da pele, é bem mais fácil eliminar as manchas da gravidez. Mas se a pigmentação já tiver atingido a derme, ou seja, estiver mais profunda, fica mais difícil corrigir o problema.
tratamento para remover melasmas pode começar ainda na gestação e deve ser feito à base de ácido glicólico, ceramidas 3B e protetor solar, que são substâncias mais fracas. Somente depois do desmame é que a mãe pode dar início a um tratamento mais forte e eficaz. Os peelings suaves à base de ácido retinóico, kójico, fídico, licorice, arbutin e hidroquinona são os mais indicados.
Além dos procedimentos no consultório do dermatologista, o tratamento continua em casa com a aplicação de uma fórmula de manutenção. Dependendo da intensidade das manchas, duas ou três sessões, feitas a cada 15 ou 20 dias, costumam ser suficientes para apresentar ótimos resultados.

Os melasmas podem voltar a aparecer?

Se o tratamento for feito da maneira correta, os melasmas somem completamente. Mas vale lembrar que uma vez a pele manchada, todo cuidado é pouco e o melhor é sempre prevenir.
A exposição ao sol sem proteção pode ser fatal para que as manchas de gravidez reapareçam. O uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal ou outra gravidez também podem deixar a pele toda manchada novamente.
Por isso, é ideal usar um sabonete líquido de pH ligeiramente ácido para higienizar o rosto e hidratar a pele com um creme rico em filtro solar de FPS entre 25 e 30. Não se esqueça de aplicar o protetor também no colo e pescoço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário