Seios Ingurgitados.
O ingurgitamento mamário é caracterizado pelo excesso de leite nas mamas, popularmente chamado de "leite empedrado" que pode ocorrer em qualquer fase da amamentação embora seja mais comum nos primeiros dias, após o nascimento do bebê.
O ingurgitamento acontece por um simples motivo: Produção maior que demanda, por isso que é comum acontecer nas primeiras semanas do bebê, quando a produção ainda não está adaptada ao bebê e nem o bebê treinado, digamos assim, para sugar com força e desenvoltura. mas ele chega lá, é só ter paciência que tudo se consegue com experiência, né?!
Como tratar o problema:
- Iniciar a amamentação o mais cedo possível.
- Amamentar em livre demanda (Deixar que o bebê mame quando quiser e não de 3/3 ou 2/2 horas).
- Há divergências quanto a temperatura das compressas que auxiliam na ordenha, por experiência própria e de muitos relatos de nutrizes a gelada é imbatível. Faça antes da ordenha ou mamada quando necessário.
- Dedilhe delicadamente os seios dando voltas em todo seio, essa massagem deve reduzir a dor e relaxar a mama para ordenha..
- Retirar leite das mamas manualmente (ou com ajuda da bomba de extração), fazendo massagens em movimentos circulares. Depois colocar o dedo indicador e polegar em forma de “C” no final da região areolar (e não no bico) e realizar movimentos rítmicos para a saída do leite.
- Use um sutiã de amamentação com boa estrutura de sustentação, inclusive para dormir. Dessa forma os seios não se movimentam e porquê não dizer, chacoalham, estimulando ainda mais a produção. Atenção! O sutiã não deve ficar apertado.
- Nunca tome nenhum medicamento sem orientação médica.
Existem grupos de apoio a amamentação e mulheres (enfermeiras ou não) que fazem da amamentação um sonho possível. Procure os grupos da sua cidade.
Desistir é fácil, prosseguir é sublime!
Muito leite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário